terça-feira, 30 de novembro de 2010

A certeza do "ouvir" de Deus

INQUIETOS,
Paz e Bem a todos.
A vida de Madre Teresa tem me chamado muita atenção nestes últimos dias.
Coincidentemente, encontrei um livro na minha casa que detalha as orações, reflexões e testemunhos dados por ela durante sua missão: MADRE TERESA-MOMENTOS DE ORAÇÃO. Um livro preparado por outras duas irmãs de sua Congregação. A proposta do livro é de refletir, a cada semana, um de sues ensinamentos.
Lendo este livro aprendi que seu nome verdadeiro é Agnes. Nascida na Macedônia, filha de pais Albaneses, aos 13 anos ouviu um missionário Jesuíta dizer na Índia: “Cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho”.
Estas palavras a impressionaram tanto que resolveu entregar-se a serviço dos outros: fazer-se missionária. E já nesta idade procurou o referido jesuíta para saber como fazer isso, ao que o prudente homem respondeu que aguardasse a confirmação do tempo e da “voz de Deus”.
Seis anos mais tarde ingressou-se na Congreção das Irmãs do Loreto e por esta Congregação foi servir em Calcutá, na Índia e dái seu nome MADRE TERESA DE CALCUTÁ. Quando ergueu a primeira mulher morimbunda em uma rua de Calcutá, um farrapo quase irreconhecível de humanidade, cheia de sujeira e cuspe, não imaginava que esse socorro seria o primeiro de outros milhares e milhares.
Ao ser perguntanda sobre como conseguia amar tantos desfigurados ela respondia que tinha em cada sofredor a clara visão da imagem de Deus.
Hoje, lendo a partilha de uma experiência vivida por estas irmãs com Madre Teresa me lembrei de nós, INQUIETOS. Quero então, partilhar com vocês este ensinamento de Madre Teresa sobre a certeza da oração a partir do testemunho destas irmãs:
Mt 18,19-20
E lhes digo ainda mais: se dois de vocês na Terra estiverem de acordo sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que etá no céu. Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei aí no meio deles”
Quando algumas de nós viajávamos com Madre Teresa, ela nos absorvia em oração. Rezávamos o terço o tempo todo. Certa vez, estávamos viajando por Minnesota e nos reunimos em oração para que um desempregado arranjasse emprego. Depois da oração, madre Teresa disse: “ Vamos agradecer a Deus pelo emprego que ele conseguiu”
Achamos estranho aquilo mas, era assim. Ela tinha certeza e dizia: “ Peçam o que quiserem e será concedido à vocês. Reúnam-se durante cinco minutos. Comecem com o pai-nosso e isso é tudo. Se não, digam: Meu Senhor, eu Te amo. Meu Deus , estou arrependido.Meu Deus, creio em Ti. Meu Deus, confio em Ti. Me ajuda a amar como Você me ama.
Daí virá a força de vocês! “ ( Madre Teresa)
INQUIETOS,
Vamos viver esta mesma certeza toda quarta feira quando nos reunirmos no grupo.
Podemos pedir e imediatamente já podemos agradecer porque Deus diz e cumpre!
Tenhamos certeza do que queremos e Ele nos concederá!
Adriana

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jovens se vocês forem o que devem ser, colocarão fogo no mundo.

O mundo precisa ser incendiado pela força do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela inteligência do jovem; o mundo precisa ser incendiado pelo sonho do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela coragem do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela alegria do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela sabedoria do jovem; o mundo precisa, sobretudo, ser incendiado pela fé do jovem. A juventude pode sim causar uma grande explosão neste mundo fragilizado.

Haja vista, que nossas igrejas estão cada vez mais sedentas por fiéis, e muita mais sedenta estão pela ausência de jovens que já não participam nas missas, nos grupos de jovens, nos ministérios e pastorais. Pois se formos fazer uma pesquisa de campo, verificaremos que o número de jovens que vivem fora da igreja é superior a 95% se compararmos ao número que participa. É uma matemática que nos entristece, mas não nos enfraquece. O Mundo, para a essa maioria exacerbada de jovens é aparentemente mais acessível, mais lindo, mais atraente.

O que estamos fazendo, além de cobrar e esperar que os jovens um dia tomem a iniciativa de incendiar o mundo com toda a sua força? O que estamos fazendo para mostrar aos jovens que será muito importante que eles coloquem fogo no mundo? Pouco. Sim achamos simplesmente, que os jovens são individualistas, egoístas, rebeldes, esquisitos, violentos, medrosos, tímidos. Por isso, o culpamos por tão mesquinha participação nas comunidades e paróquias.

É hora de ajudá-los! É hora de socorrê-los! A igreja precisa ser mais incisiva; a igreja precisa começar a evangelizar mais os pais, para que os pais evangelizem seus filhos, para que crescem na fé; para que sejam educados visando os bons costumes; para que sejam protagonistas de sua própria história, sem deixar que o mundo com suas idéias prontas e mentirosas o tornem vítimas do ceticismo, da miséria e da violência.

Irmãos, somente o evangelho é a grande vacina contra todos os males que o pecado causa à juventude. Por isso, padres, catequistas, missionários e missionárias, chegou a hora de imunizarmos os jovens. Sejamos otimistas, para que o mundo, tão apagado, seja incendiado pela graça de Deus, seja incendiado pela força da juventude. É preciso nos mostrar apaixonados pelo evangelho, e mostrar-lhes que se sabemos incendiar seus corações de vida e esperança, fora porque fomos imunizados pelo evangelho. Revelemo-nos apaixonados pelo evangelho, e veremos mais jovens pondo fogo nos corações de outros jovens sedentos pelo Espírito Santo de Deus, sedentos por vida e dignidade.

Por: Seminarista Sebastião Gustavo Siqueira de Andrade
Diocese de Santarém Curso filosofia e Ciência da Religião
E-mail para contatos: gustavocarariaca@hotmail.com

FONTE: CATEQUISAR

sábado, 27 de novembro de 2010

MISSA DOS JOVENS - MÊS DE NOVEMBRO

Próximo DOMINGO, dia 28/11, teremos a MISSA DOS JOVENS do mês de NOVEMBRO!
Venham participar conosco!
Às 11h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima!
 
OBS:   LEVAR BRINQUEDOS OU ROUPAS PARA DOAÇÃO.

"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar."
Santo Agostinho