segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Santos Anjos


Deus em sua bondade infinita e em seu eterno amor por nós quis nos auxiliar de várias formas. Quando disse a Adão: “vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada” (Gen. 2, 18b) e “Eis que eu vos dou toda a erva... para que vos sirvam de alimento” (Gen. 1, 29-30). Criando assim os animais e as plantas, para a ajuda e o sustento do homem. Mas existem coisas das quais os homens não têm sensibilidade suficiente para entender ou perceber, perigos que a todo instante, ele passa e não faz ideia da gravidade.

São para esses perigos (físicos e espirituais) ao qual o homem se coloca a todo instante, que Deus criou e nos deu os anjos. “Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” (Sal 90, 11-12). No entanto, como toda a criação, os anjos também louvam e adoram ao Senhor, e o fazem constantemente. Eles são mensageiros de Deus, que mostram aquilo que Deus tem para o homem das grandiosas as mais simples revelações. O anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de Jesus, o anjo Rafael conduziu Tobias ao encontro da cura de sua esposa Sara e da cegueira de seu pai. Então os anjos têm exercido diferentes funções desde que o homem foi criado.

Outro anjo que merece destaque em nossa reflexão é São Miguel, que é o protetor dos céus, “Quem como Deus”. Aquele que teve a missão de expulsar do céu o demônio junto com seus anjos. Miguel é aquele que é invocado sempre nas horas de combate espiritual, para que o homem consiga com a força de Deus vencer o inimigo. Sua festa ocorre no dia 29 de setembro, junto com São Rafael (Deus cura) e São Gabriel (Homem de Deus).

Deus também teve o cuidado de dar a cada ser humano um anjo da guarda, para que este estivesse a todo instante ao seu lado, para proteção e zelo. O anjo da guarda não tem o poder de interferir nas decisões do homem, mas ajuda-o em perigos que venham de fora do homem. Em um acidente de carro, por exemplo, o anjo da guarda não pode evitar se alguém resolver desobedecer às leis ou desrespeitar o próximo, mas pode interferir na gravidade do acidente.

Pedir o auxílio ao anjo da guarda é acreditar no cuidado de Deus, que quis nos dar esse auxílio. Esta celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. O dia 02 de outubro foi fixado em 1670, pelo Papa Clemente X, para celebrar separadamente o nosso Santo Anjo da Guarda.

Rezemos para que os Santos Anjos nos protejam sempre e de uma forma simples possamos dizer: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou, a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina, Amém!”


Fonte: Luz da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário