sábado, 4 de fevereiro de 2012

TRÊS CASOS DE VOCAÇÃO – LUCAS 9, 57 -62.


“Aquele que põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus.”

1. Localização da passagem bíblica.

Em Lucas 9, 51, é narrado que ao se aproximar o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, Ele decidiu ir a Jerusalém. Então, os encontros que vamos refletir agora se dá neste caminhar de Jesus para Jerusalém.

Em verdade, os encontros que temos em nossas vidas acontecem no nosso caminhar, no nosso dia a dia, na escola, no trabalho, na família, na vida em comunidade. Não precisamos de um momento especial, de um dia diferente, para encontrar com o outro e para acolhê-lo e ser por ele acolhido. O encontro se dá no ordinário.

Como diz São Francisco de Assis pregue sempre o evangelho e , se necessário, use palavras. Isto porque a nossa pregação de jovens, jovens inquietos, se dá por intermédio da nossa própria vida, em todos os ambientes que freqüentamos.

O que fez com que as pessoas viessem a Jesus não foi a sua erudição, a sua riqueza, o seu poder, mas sim a sua pessoa, a sua vida, o seu olhar, as suas doces, porém fortes, palavras.

A reflexão ora proposta é centrada no encontro com Jesus, encontro pessoal, amoroso, porém radical. Se a resposta for um sim firme e convicto, como o de Maria, haverá vida e vida em plenitude (Jo 10,10). Por outro lado, a resposta repleta de dúvidas, medos, incertezas faz com que o discípulo não seja apto, como concluiu Jesus no final do texto que será refletido: quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto ao Reino de Deus.

As respostas dadas por Jesus nestes encontros que vamos refletir são um tanto quanto enigmáticas, difíceis de entender numa leitura apressada. Contudo, após uma leitura orante da palavra se vislumbra nitidamente que a resposta ao chamado de Deus deve ser feita com coragem, disponibilidade e amor.

2. Primeiro encontro – Lucas 9, 57-58.

Relata a passagem: “Enquanto caminhavam, um homem lhe disse: ‘Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás’. Jesus replicou-lhe: ‘As raposas têm covas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

Neste encontro, nota-se o entusiasmo do discípulo. Ao ver Jesus, ao senti-lo próximo, ele não se conteve e disse que lhe seguiria para onde quer que Ele fosse. Dá até para imaginar o cara, provavelmente um jovem com a sua impetuosidade, berrando para Jesus que iria onde quer que Ele fosse.

Na verdade, Jesus sentiu que aquilo era apenas “fogo de palha”, uma fé fundamentada em sentimentos, na emoção do momento, como ocorre muito hoje; se vou a uma reunião e choro, tremo, canto, me emociono e porque encontrei Jesus, mas se vou e apenas escuto, medito, rezo e partilho parece que ficou faltando algo. A experiência íntima com Jesus deve nos conduzir a uma fé madura, firme, que independe de sentimentos. Tem dia que a gente tá mais alegre, festivo e tem dia que tá mais tristonho, reflexivo, “de bico”, mas a fé é a mesma e assim deve ser.

É interessante notar que Jesus diz que as raposas têm suas covas, os pássaros os seus ninhos, mas que Ele não tem onde reclinar a cabeça. Ou seja, os animais, a vida comum, ordinária, tem a sua segurança própria, natural.

Nós temos a nossa segurança material: a casa, o salário, os estudos, a família, a saúde, a beleza, a juventude. Contudo, sempre haverá a insegurança. Como será o futuro? Passarei no vestibular? Terei dinheiro suficiente? Estarei sadio ou doente? O que é a morte?

Jesus mostra ao discípulo que Ele mesmo não tem onde reclinar a cabeça. Reclinar a cabeça é descansar, é se acalentar, se sentir seguro. A mensagem é clara: não é porque nos encontramos com Jesus que teremos a segurança de que tudo será do jeito que queremos, que tudo dará certo, que vamos prosperar, ganhar dinheiro, ser saudáveis e felizes. Momentos de dificuldade irão acontecer, mas a nossa segurança estará fundamentada na fé de que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos...” (Rom 8,28)

É bom aqui nos lembrarmos de que o discípulo diz que irá onde Jesus for. Será? Para onde Jesus foi no final de sua estada aqui na Terra? Para a morte e morte de cruz. Será que o discípulo animadinho iria com o mesmo ânimo e entusiasmo para a cruz? No próprio capítulo 9 de Lucas, versículo 23, Jesus diz que quem quer segui-lo deve tomar a sua cruz.

Devemos ter, pois, a consciência de que a nossa resposta ao chamado de Jesus passa pela cruz. Porém, devemos ter a esperança de que o destino não é a cruz, mas a ressurreição, a vida nova que somos convidados a cada dia.

3. Segundo encontro - Lucas 9, 59-60.

Eis como diz a Palavra: “A outro disse: ‘ Segue-me’. Mas ele pediu: ‘Senhor, permite-me ir primeiro enterrar o meu pai.’ Mas Jesus disse-lhe: ‘ Deixa que os mortos enterrem os mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus.’”

Aqui, diferentemente do encontro anterior, não é o discípulo que corre atrás de Jesus, cheio de ânimo. Este segundo tem um outro perfil. É mais comedido e parece ser até mais responsável. Deus nos chama e acolhe com a nossa personalidade; uns mais alegres, expansivos, atirados, outros mais quietos, tímidos, retraídos.

Porém, cada um tem o seu valor e para todos – daí a igreja ser católica, que significa universal – o chamado, o convite é feito. Santo Agostinho fala bem sobre a individualidade de cada membro da comunidade quando diz: “Deixa que Deus te agrade como és, não como tu quererias que fosse.” (Serm. 9, 8-9).

Este segundo discípulo, que parece ser muito responsável, pede para ir enterrar o seu pai. O seu pedido é corretíssimo. Como bom judeu, este discípulo tinha que “honrar pai e mãe”, que é o quarto mandamento (Ex 20, 12). Ademais, a prática de enterrar os mortos é uma prática que herdamos do judaísmo, sendo, inclusive, uma prática de saúde pública na antiguidade, assim como o de lavar as mãos antes das refeições, como a gente vê em diversas passagens bíblicas.

Então por que Jesus não deixou que o discípulo fizesse o que deveria ser feito, a sua obrigação como um bom e zeloso filho judeu? Em primeiro lugar, Jesus não proibiu o discípulo de enterrar o pai, mesmo porque Jesus não veio para abolir a lei e os profetas, mas sim para levá-los à perfeição (Mt 5, 17).

A mensagem central de Jesus neste ponto é a de que não devemos nos esconder nas obrigações, nos deveres, como desculpa para não anunciarmos o Reino de Deus.

Em primeiro lugar, anunciar o Reino de Deus é viver em perfeição a caridade, que é o vínculo de toda a perfeição. Ter amor a Deus e ao irmão é anunciar a Boa Nova.

Muitas vezes deixamos de acolher o outro, de ouvi-lo, de prestar a atenção, de visitá-lo, de mandar um torpedo, uma mensagem, porque estamos fazendo o que se deve fazer. Não é errado cumprirmos as nossas obrigações diárias, como não era errado o discípulo enterrar o seu pai, mas somos chamados a dar um passo adiante.

Na própria vida em comunidade, vezes há que estamos tão atarefados com a música, a pregação, a liturgia, as reuniões, que esquecemos do outro. Ficamos a enterrar mortos, enquanto o Senhor da Vida, o Ressuscitado, está a nos chamar para uma experiência íntima e verdadeira com Ele e com o próximo.

A mensagem para nós hoje no Inquietude é a de que mesmo com os deveres que temos, com o vestibular, a faculdade, o trabalho, o estágio, a família, o namoro, devemos como Maria, irmã de Marta e de Lázaro, optar pela melhor parte que é ficar próximos de Jesus e da comunidade (Lc 10, 38-42).

4. O terceiro encontro – Lucas 9, 61-62.

O último trecho que vamos meditar é este: “Um outro ainda lhe falou: ‘Senhor, seguir-te-ei, mas permite primeiro que e despeça dos que estão em casa’. Mas Jesus disse-lhe: “Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus.”

Este terceiro discípulo quer seguir Jesus, mostra-se decidido como o primeiro, mas prudente como o segundo. É como se fosse uma mistura dos dois anteriores. A impetuosidade e a responsabilidade juntas.

Ele faz um pedido justo. Quer se despedir dos que estão em casa, antes de seguir a Jesus. Nada de mais, nada de errado. Jesus também não o proíbe.

Todavia, a resposta do Mestre, tanto aqui como no encontro com o segundo discípulo, parece ser ríspida, até um pouco mal educada. De fato, é só impressão, eis que o importante é a mensagem por detrás de tais encontros. O tema central é a conversão firme e sincera.

A frase bastante conhecida diz que quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto ao Reino de Deus, ou não é digno de mim, como se lê em outras versões da Bíblia.

Colocar a mão no arado é trabalhar. Jesus vivia numa sociedade agrícola, em que o utensílio arado era de grande importância. Por a mão no arado é começar uma atividade importantíssima, eis que a vida da comunidade dependerá desta atividade que é trabalhar a terra para dela obter o fruto necessário para o sustento.

Igualmente, quando colocamos a mão no arado na comunidade, em particular no Inquietude, o próprio sustento, a própria sobrevivência da comunidade depende da nossa coragem, disponibilidade e amor pelo serviço. Somos chamados a lavrar a terra do Inquietude na música, na animação, na preparação das reuniões, nas ações sociais, nas atividades da Paróquia. Se cada um não fizer a sua parte não haverá o fruto. A comunidade exista porque cada um existe, está aqui e cumpre o seu papel.

Olhar para trás é uma expressão também muito conhecida. Quando houve a destruição de Sodoma e Gomorra, a mulher de Lot ao fugir para outra cidade chamada Segor olhou para trás e acabou virando uma estátua de sal (Gen 19,26).

A ideia central é a de que quem diz sim ao Senhor e começa a trabalhar nesta nova realidade, acreditando que um mundo melhor é possível, não deve olhar para trás. Assim como a mulher de Lot que deveria ter ido para frente, rumo à nova cidade, à nova vida e ao olhar para trás virou sal, nós devemos ir para a nova cidade, a Nova Jerusalém que se encontra no nosso coração. Quem olha para trás vira sal, ou seja, morre, não dá fruto, não dá vida.

Olhar para trás é não deixar de lado coisas que nos impedem de seguir decididamente Jesus. Põe a mão no arado mas continua fazendo coisas que são incompatíveis com essa nova vida, essa nova cidade que Deus nos preparou. Uma vida com ciúme, inveja, ira, orgulho, fofoca, bebedeiras, prostituição, enfim uma vida diferente da proposta de paz, alegria e amor, frutos de uma experiência verdadeira, profunda e duradoura com o Mestre.

5. O meu encontro, a minha resposta.

Após estas reflexões, podemos refletir sobre o nosso encontro com o Mestre. O olhar de Jesus sobre nós. O chamado “Vem e segue-me”. A nossa vontade de ir para onde Ele for, como o primeiro discípulo, vontade esta que esbarra em obstáculos existentes na nossa vida e no nosso interior.

O chamado é para cada um. Cada um tem a sua personalidade, o seu talento, a sua vontade. Há um arado para cada qual. Basta então seguir em frente e não olhar para trás...

Por último, vale sempre ter no coração as sábias palavras de Santo Agostinho: “A procura de Deus é a procura da felicidade. O encontro com Deus é a própria felicidade.”

Leonardo Buissa.

5 comentários:

  1. Paz e Bem queridos irmãos!

    Sou Natan Moreira, fundador do Sistema Boa Nova de Evangelização. Gostaria de fazer uma parceria evangelizadora com este blog.

    O Sistema Boa Nova de Evangelização (www.sistemaboanova.com) tem uma rádio (Rádio Semeadores da Web), que está sendo retransmitida pelos seguintes web sites: Sistema Boa Nova de Evangelização (www.sistemaboanova.com), Blog Boa Nova (www.blogboanova.blogspot.com), Rádio Semeadores (www.semeadores.listen2myradio.com).

    Gostaria que este blog retransmitisse nossa web rádio. Para mais vos ajudar, todos os eventos, avisos, etc. deste blog serão divulgados na Rádio Semeadores da Web.

    Para mais informações, retorne este email ou acesse o site do Sistema Boa Nova de Evangelização.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Meu nome é Carol
    Sou de Anápolis, mas estudo em Goiânia e participo de Grupo de Oração Universitário aí, na faculdade que estudo
    Gostaria de contribuir com o blog de vocês com artigos
    Claro, se vocês precisarem

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sou evangélica , mas hoje Deus me abençoou e falou comigo através deste texto. Obrigada Jesus!!

    ResponderExcluir
  4. lucas 9: 62 não está escrito isso, só se for na sua biblia.

    ResponderExcluir
  5. Francisca Messias sou leiga e quero Parabeniza-lo pelo pelissimo trabalho. Que o Espirito santo continue abençoando, porque precisamos sermos evangelizados e evangelizar e será sempre uma excelente contribuição.

    ResponderExcluir